Uma história movida pela paixão pela Aviação

A história do Aeroclube de São José do Rio Preto começa em 1938, quando o Sr. Juvenal Paixão, acreditando na juventude da cidade e região que buscava aprendizado para se tornar um piloto, resolve então fundar uma escola de aviação na cidade.

Para a surpresa de Juvenal, o sucesso inicial foi tão grande que logo formou-se a primeira turma da escola, de onde saíram muitos pilotos que inclusive conquistaram posição de destaque na aviação civil.

Com o interesse cada vez maior dos jovens pela aviação e a necessidade de estimular e auxiliar ainda mais a atividade, Juvenal decide fundar uma base em Rio Preto, nos mesmos moldes de outras existentes em vários pontos do país, inclusive em São Paulo.

Nascia assim, em 8 de Julho de 1939, o Aeroclube de Rio Preto, fruto do entusiasmo de numerosos amigos ligados à aviação.

A sede do Aeroclube estava localizada no Edifício Bandeirante, considerado na época a primeira grande construção em Rio Preto. Ali, realizavam-se não só reuniões, mas também a recepção de personalidades que visitavam a cidade.

A primeira Diretoria do Aeroclube

Com a fundação do Aeroclube, a primeira diretoria foi eleita e constituída: Presidente honorário, Doutor Cenobelino de Barros Serra, que na época era prefeito municipal; presidente Doutor Teotonio Monteiro de Barros; vice-presidente, Doutor Euphly Jalles; primeiro secretário, Doutor Saldanha da Gama; segundo secretário, Doutor José Augusto Costa; primeiro tesoureiro, jornalista Leonardo Gomes; segundo tesoureiro, Doutor Maurilio Pacheco; diretor técnico, Juvenal Paixão.

Havia ainda o conselho do Aeroclube, formado na época por Dr. J.N. Coutinho Cavalcani, Dr. Lauro Ribeiro, Manoel Balthazar, Raimundo Bisaggio Filho, Dr. Galileu Pinto, Armando Valente e Moacir Pinto de Oliveira.

Os primeiros pilotos

Era na sede do Aeroclube que candidatos à obtenção do brevê recebiam do instrutor Juvenal Paixão e seus auxiliares, as instruções teóricas e demais orientações.

Além de servir como local para reuniões e eventos relacionados ao Aeroclube, sua sede também teve a presença de personalidades ilustres que passaram pela cidade durante os anos.

Um dos fatos marcantes foi a presença da “Fraternidade do Fole”, instituição brasileira destinada a colaborar para a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, e que chegou a utilizar as instalações do Aeroclube não só para reuniões, mas para o aprendizado de inglês.

A data de 8 de Janeiro de 1940 foi especial para o Aeroclube de Rio Preto. Nessa data, foi realizada a primeira entrega dos certificados de conclusão do curso de piloto civiil, a primeira turma de rio-pretenses que recebia do Aeroclube o seu brevê. No total, 46 pessoas obtiveram a aprovação estariam a partir dessa data habilitados a voar.

Galeria de Imagens